Páginas

27 de abril de 2009

Exposição dos concorrentes ao Prémio EDP Novos Artistas 2009










Museu da Electricidade
De 28 de Março a 10 de Maio
De Terça a Domingo, entre as 10h e as 18h

Esta é a 8ª edição de um Prémio que a Fundação EDP assume agora como bienal e que foi atribuído já a Joana Vasconcelos (2000), Leonor Antunes (2001), Vasco Araújo (2002), Carlos Bunga (2003), Pedro Paiva e João Maria Gusmão (2004), João Leonardo (2005) e André Romão (2007).

O galardão, dirigido a artistas portugueses, onde quer que residam; e a artistas estrangeiros que residam em Portugal tem este ano como candidatos finais os artistas António Bolota, Bruno Cidra, Gabriel Abrantes, Gonçalo Sena, Hernâni Gil, Margarida Paiva, Mauro Cerqueira, Nuno Sousa e Sónia Almeida - escolhidos por um comissariado que reúne Delfim Sardo, João Pinharanda e Nuno Crespo.

Como se pode ler no regulamento, com a atribuição deste Prémio a Fundação EDP confirma o seu sentido de responsabilidade cultural e social, reforçando o apoio à nova criação e à promoção dos valores da arte contemporânea.

O Prémio EDP Novos Artistas - reconhecido como o mais significativo no panorama artístico português, entregará este ano dez mil e quinhentos euros ao artista vencedor.

Ao ter lugar no espaço da Central Tejo (que este ano comemora o seu centésimo aniversário), hoje Museu da Electricidade e sede da Fundação EDP, esta exposição regressa a Lisboa. Recorde-se que a última vez que a exposição Prémio EDP Novos Artistas se realizou na capital foi em 2004, no Centro Cultural de Belém. Em 2005, teve lugar em Coimbra e, em 2007, no Porto.

A edição 2009 do Prémio EDP Novos Artistas foi objecto de interesse de mais de 450 candidatos, o que equivaleu a um crescimento superior a 15% relativamente à edição de 2007.

Fonte:

Nenhum comentário: