Uma coleção de Raul Cunca, constituída por 60 modelos de máquinas fotográficas instantâneas Polaroid, representativas do período de produção da empresa, balizado pelos anos de 1948 (ano da produção da primeira máquina instantânea) e de 2010 (ano da comercialização da primeira máquina instantânea digital).
Os exemplares que constituem esta mostra celebram a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation, sendo um exemplo do espírito empreendedor norte-americano que conseguia tornar as invenções em produtos de acesso fácil, chegando aos utilizadores através da sua produção massificada.
A constituição da empresa é também contemporânea do nascimento do design industrial nos EUA, sendo possível reconstruir este momento através de um percurso pelas máquinas fotográficas e documentos da época apresentados na exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte--americano: Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz.
A exposição é ainda apresentada através de um livro que ilustra a coleção e a documenta, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objetos técnicos inscritos na cultura material, quer pela sua importância como objetos paradigmáticos da história do design.
Fonte: oje
Nenhum comentário:
Postar um comentário