Páginas

24 de julho de 2011

Nova identidade da EDP por Sagmeister

Uma marca, sete identidades. É este o resultado do projecto de rebranding da marca EDP, cuja nova identidade corporativa assinada pelo conceituado designer Stefan Sagmeister. A holding EDP passa, na sequência deste processo, a apresentar-se com uma imagem global que será comum a todos os mercados onde tem presença, sendo que além da logomarca principal, foram desenhadas mais seis que “devem ser utilizadas frequentemente e de forma alternada”. Ver Manual da Marca EDP

Recorde-se que a identidade corporativa que é agora substituída, cujo desenvolvimento esteve a cargo da Mybrand, foi alvo de polémica aquando da sua apresentação por semelhanças com o logótipo da empresa O Feliz. Os responsáveis da EDP tinham já avançado que poderiam proceder a uma alteração na identidade corporativa, uma vez que a eléctrica estava numa disputa nos tribunais com a empresa de Braga. O Tribunal da Relação de Lisboa anulou os despachos de atribuição das marcas à EDP e remeteu o processo para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) para reapreciação. A imagem da metalomecânica O Feliz está registada no INPI.

Stefan Sagmeister, que nasceu na Áustria, é responsável pelo estúdio de design Sagmeister Inc., localizado em Nova Iorque. No seu portfólio constava já a identidade da Casa da Música do Porto, à qual se juntam projecto para a Levi’s ou capas de álbuns de Aerosmith, Lou Reed, Rolling Stones ou David Byrne.

Fonte: Meios e Comunicação

Nenhum comentário: