
A ExperimentaDesign é um evento que trás a Lisboa diversos designers e criativos, conferências, exposições, etc. De 9 de Setembro a 8 de Novembro há muito que ver, ouvir, pensar e sentir... São dois meses cheios de Design! Aproveitem!
Aqui fica a indicação de algumas exposições:
Quick, Quick, Slow . Museu Berardo (inauguração _ 10 Set. // 22h)
Num olhar retrospectivo que se estende ao início do século XX, a exposição explora a dimensão do tempo no design gráfico, mapeando as influências e impactos recíprocos entre grafismo impresso e animado. Quick, Quick, Slow explora o modo como os designers têm evocado a ideia e fluxo do tempo através de formas estáticas, do “look dinâmico” e das primeiras experiências modernistas com tipografia até às complexas sequências animadas concebidas para cinema e publicidade.
Timeless . Museu do Oriente (inauguração _ 11 Set. // 22h)
A EXD lançou o repto a um grupo de países e as suas comunidades criativas. O resultado é Timeless, um showcase experimental que propõe ideias, conceitos e estratégias sob o lema “Menos é Melhor”. Materiais e imateriais, estes novos artefactos para o século XXI deverão implicar menos recursos, sistemas de produção menos complexos e formas de distribuição mais simples. Esperamos que sejam intemporais.
Lapse in Time . Sociedade Nacional das Belas Artes (inauguração _ 12 Set. // 22h30)
Lapse in Time revela jovens criadores que enveredaram pelo caminho oposto. Uma selecção de designers desafiantes e da sua mais recente produção, fruto de uma significativa elasticidade criativa aliada a uma reflexão projectual marcadamente pessoal e bem articulada. Apostando na inovação e em intersecções pioneiras entre design, ciências cognitivas, ecologia e interculturalidade, procuram contribuir para uma mudança de paradigma, que é também temporal.
Pace of Design . Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres / Museus da Politécnica (inauguração _ 12 Set. // 23h30)
Pace of Design propõe olhar de perto o ritmo de trabalho quotidiano de vários designers e ateliers de todo o mundo, de modo a compreender a sua metodologia e, por consequência, o impacto do tempo e da velocidade no percurso projectual, desde a criação à produção.
Fonte: ExperimentaDesign Lisboa 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário