Páginas

16 de julho de 2012

1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão

Duas exposições cruzam-se numa única, confrontando e fazendo dialogar dois notáveis universos criativos e, sob a riqueza desse diálogo, celebrando também a riqueza do design português.  

Dedicada a dois dos mais importantes designers gráficos portugueses dos últimos 50 anos, a exposição 1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão conduz-nos numa viagem através da evolução técnica, formal e conceptual do design de comunicação desde os anos 70 à actualidade, através da força visual dos cartazes, selos, livros, logos e outros trabalhos gráficos de João Machado (Coimbra, 1942) e José Brandão (Nova York, 1944).

Duas exposições que resultam numa ou uma diversidade de caminhos revelados pelo trabalho exposto, com destaque para o muito material (estudos, maquetes, artes finais) nunca mostrado ao público, eis a nova proposta do espaço Quadra, que agora se prolonga para o espaço público graças ao Viewport Winebar desenhado e construído em sistema de workshop pelo arquitecto Sami Rintala e um conjunto de alunos da ESAD e de outras faculdades nacionais e internacionais, reinventando formas de dar a ver a cultura do design.

Organizada pela ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Fábrica de Santo Thyrso, a exposição 1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão inaugura a 7 de Julho, pelas 19 horas, e estará aberta ao público até 13 de Outubro, acompanhada de um programa de conferências e visitas guiadas.

João Machado (Coimbra, 1942), formado em Escultura na Escola de Belas Artes do Porto, desenvolveu um idioma visual inventivo e erudito, marcado por uma permanente experimentação formal, que tem merecido forte reconhecimento internacional. Entre inúmeras distinções, foi premiado com o Prémio Excelência da Icograda. Em trabalhos recentes como os cartazes International Year of Forests (2011) e Japan - From Great Earthquake to Recreation (2011) evidencia-se uma impressionante largura sintática e semântica do trabalho de João Machado capaz de um constante adicionar de elementos novos a uma linguagem autoral há muito amadurecida.

José Brandão (Nova Iorque, 1944) formou-se em design gráfico em Londres, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, e trabalhou com Daciano Costa em Lisboa, no atelier Joubert em Paris e com Keith Cunningham em Londres. Sócio-fundador da Associação Portuguesa de Designers, dedicou-se com o mesmo empenho ao ensino, ao comissariado e à prática profissional do design, desenvolvendo uma vasta obra materializada em centenas de livros, cartazes e selos caracterizados por um notável equilíbrio entre funcionalidade comunicativa e inventividade formal.

dossier de imprensa

Reportagens Canal 180
Processo de preparação da exposição.


Inauguração, 7 de Julho de 2012.

Fonte: ESAD

Nenhum comentário: