
Conhecido pelos seus trabalhos que primavam pelas ilusões de óptica, tornou-se num dos mestres do design gráfico após a II Guerra Mundial.
Formado pela Universidade das Artes de Tóquio, viu o seu trabalho reconhecido mundialmente. Criou o cartaz oficial da Exposição Mundial do Japão, que decorreu em Osaka em 1970. Entre os inúmeros prémios que obteve ao longo da sua carreira lembramos o Grande Prémio numa exposição de cartazes em Varsóvia, na Polónia, em 1975, com um cartaz chamado ‘Victory’ que representa o paradoxo de uma bala a voar em direcção à boca de um canhão (na imagem).
Foi fundador e um dos mais destacados membros da JAGDA Japan Graphic Designers Association tendo contribuído muito para o seu desenvolvimento.
Pertenceu ao board do Icograda entre 1993-1995, como Vice-Presidente, estando a exercer funções quando o Icograda se realizou em Lisboa, em 1995.
São da autoria de Shigeo Fukuda os pictogramas da Expo’98 que acompanharam o sistema de sinalética e comunicação desenvolvido por Henrique Cayatte, em conjunto com o arquitecto italiano Pierluigi Cerri.
Fonte: Neswletter CPD _ designlist . Janeiro 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário